As articulações temporomandibulares (ATM) são duas pequenas articulações localizadas à frente dos ouvidos, onde o crânio e a mandíbula se encontram. Seu movimento na abertura e fechamento da boca permite a realização das funções mandibulares como a fala e a mastigação. Ela é a articulação com maior uso em todo o corpo.
Quando as articulações estão em equilibro seus movimentos são suaves e livres de qualquer problema. No entanto desordens na articulação temporomandibular (DTM) não são incomuns. Pessoas com DTM podem apresentar uma variedade de sintomas, como:
- Dores de cabeça e ouvido.
- Estalos, cliques e barulho de areia no ouvido.
- Zumbidos.
- Dificuldade de abrir e fechar a boca.
- Travamento do maxilar.
- Dificuldade de mastigação e fala.
Quando um ou mais sintomas aparecem, uma consulta com o Cirurgião Bucomaxilofacial pode diagnosticar o problema e considerar o melhor tratamento a ser realizado.
O tratamento varia entre conservador ou radical, conforme cada caso. O tratamento conservador pode incluir o uso de antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares ou o restabelecimento do equilíbrio do sistema mastigatório através de placas miorrelaxantes. Em casos mais graves cirurgias podem ser indicadas para o tratamento da doença. Elas podem incluir infiltrações de agentes locais, lavagem da articulação (artrocentese) com a sua visualização por imagem (artroscopia), reanatomização da ATM em cirurgia (artroplastia), ancoragem do disco articular ou ainda a substituição da articulação por uma prótese. Em muitos casos, a DTM pode ser fruto de um desiquilíbrio na mordida que pode ser corrigido com uma cirurgia ortognática.
Muitas vezes é necessária a visualização da articulação através de exames de imagem. Diversas radiografias e a tomografia visualizam a parte óssea da articulação e exames de ressonância magnética e ultrassom visualizam as estruturas musculares, ligamentos e o disco articular. As tomadas geralmente são feita em boca aberta e fechada para se visualizar como se comportam essas estrutura durante o movimento mandibular.